Início » Governança Corporativa » Diretoria, Conselhos e Comitês

Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

Fixa a orientação geral dos negócios da companhia, controla e fiscaliza o seu desempenho. Entre seus poderes está o de propor à Assembleia Geral e aprovar alterações no Estatuto Social da Companhia, decidir sobre a distribuição dos resultados apurados nas sociedades controladas da Companhia, sobre a constituição, fusão, incorporação, cisão ou extinção das sociedades controladas da Companhia ou mesmo sobre a venda de participações ou ativos da empresa.

Membros do Conselho de Administração
Nome Cargo Prazo do Mandato
Gueitiro Matsuo Genso Presidente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Ricardo Doria Durazzo Vice-Presidente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Jaime Luiz Kalsing Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Paula Regina Goto Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Claudia Silva Araujo De Azeredo Santos Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
José Gustavo De Souza Costa Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinário (AGO) de 2021
Gabriel Stoliar Membro Efetivo Independente Até Assembleia Geral Ordinário (AGO) de 2021
José Rubens de La Rosa Membro Efetivo Independente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Ricardo Antonio Weiss Membro Efetivo Independente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Silvia Pereira de Jesus Lucas Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Paulo Roberto Evangelista de Lima Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021
Abidias José de Souza Junior Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2021

Gueitiro Matsuo Genso: Formação: MBA em Formação Geral Básica para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-PR), concluído em agosto de 1998, e em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), concluído em junho de 2002. Graduou-se em Administração pela Faculdade Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (SPEI) em agosto de 2002.
Experiência profissional: Presidente do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Presidente do Conselho de Administração da VALE S.A. de 2015 a abril de 2019, atuando como Presidente a partir de 2016. Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI de 2015 até 2018. No Banco do Brasil S.A. atuou nos cargos de Diretor de Clientes Pessoas Físicas, Diretor de Crédito Imobiliário, Diretor de Empréstimos e Diretor de Produtos (Banco Nossa Caixa) e, de julho de 2018 a dezembro de 2018, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas. Conselheiro Titular da empresa Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. - INVEPAR de 2015 a 2017. Conselheiro titular da empresa BB Mapfre SH1 Participações S.A. desde 2011. Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Aliança do Brasil desde 2010. Vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário - ABECIP desde 2010.
Declaração de eventuais condenações: a Sra. Gueitiro não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Ricardo Doria Durazzo: Formação: MBA em Finanças e Gestão pela Cornell University/EUA, em 1991. M.S. em Engenharia Mecânica (Smart Products, Mecatrônica e Robótica e Smart Product Design Laboratory) pela Stanford University/EUA, em 1989. Graduação em Engenharia Mecânica e especialização em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1984 e 1987, respectivamente.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde setembro de 2015. Sócio-Diretor da Rubicon S.A.; Senior Counselor na McKinsey & Company; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Saraiva Editores e Livreiros S.A., de 2015 a 2017); Diretor e Membro do Conselho de Administração na Indústrias Romi S.A., de 2013 até 2015; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Cia. Providência, de 2012 até 2014; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Viver Incorporadora (incorporação imobiliária), de 2012 até 2013.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Ricardo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ricardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Jaime Luiz Kalsing: Formação: Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, concluído em 31.08.2005. Especialização em Corporate Finance pelo IE Business School - Colegio de Dirección, en Madrid, España, concluído em 31.05.2001. Aperfeiçoamento em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUG, concluído em 31.08.1998. Pós-graduado em Formação Geral de Altos Executivos pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, concluído em 31.12.1996. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em 30.06.1993. Pós-graduado em Administração Financeira pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 30.06.1985. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Santo Angelo, concluído em 31.12.1981. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 31.12.1979.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017; Membro Estatutário do Comitê de Auditoria de Icatu Seguros S.A. de 2017 a 2018; Conselheiro Fiscal na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA/Neoenergia, de 2016 a 2017; Professor MBA Gestão de Seguros e Resseguro na Escola Superior Nacional de Seguros, de 2008 a 2019; Conselheiro Fiscal da HRT Participações em Petróleo S.A., em 2013; Conselheiro Fiscal da Suzano Papel e Celulose S.A., de 2010 até 2013; Conselheiro Fiscal da Companhia Souza Cruz S.A. de 2009 a 2010; Diretor Presidente da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 2006 a 2008; Diretor Presidente da Brasilsaúde Companhia de Seguros de 2003 a 2006; Director General de Banco do Brasil en España de 2000 a 2002; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Rio Operações Portuárias S.A. de 1998 a 2000; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Car Terminal de Veículos S.A. de 1998 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Brasil Veículos Companhia de Seguros de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da BrasilSeg Participações S.A. de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 1999 a 2000; Superintendente Executivo da Diretoria de Distribuição do Banco do Brasil em 1999; Superintendente Estadual do Banco do Brasil de 1996 a 1998.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Jaime trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Jaime não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Jaime declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Paula Regina Goto: Formação: Graduada em Ciências Sociais pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, com Aperfeiçoamento em Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis pelo INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, Especialização em Gestão de Agronegócios pela Unyleya, MBA em Gestão de Finanças pela AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada, Mestrado em Ciências Sociais pela UEL- Universidade Estadual de Londrina e Certificação em Investimentos pela Anbima e pelo ICSS.
Experiência profissional: Membra do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Diretora de Planejamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, desde agosto de 2018. Atuou como Gerente Geral do Banco do Brasil S.A. durante o período de 2010 a 2018; como Conselheira Deliberativa na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB e como Conselheira Fiscal na ANABBPREV, Fundo de Pensão Multipatrocinado.
Declaração de eventuais condenações: a Sra. Paula não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Srs. Paula declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Cláudia Silva Araújo de Azeredo Santos: Formação: Advogada formada pela Faculdade de Direito Candido Mendes (RJ) em 1984, com diversos cursos de especialização, dentre eles o Stanford Executive Program 2003, na School of Business Standford University, no estado da California, EUA. Especializada na área societária e de mercado de capitais, com foco em fusões e aquisições no Brasil e no exterior e operações de mercado de capitais, através da emissão de títulos e valores mobiliários (ofertas públicas (IPO) e privadas).
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Foi Diretora jurídica da Companhia Siderúrgica Nacional e da Embratel Participações S.A., foi membro do Conselho de Administração da JBS SA; Itá S.A.; Tele-Norte Celular Participações S.A.; Light S.A. e Metropolitana S.A. (as últimas duas na qualidade de suplente). Sócia fundadora do Azeredo Santos & Ugatti Peres Advogados, escritório boutique especializado em operações societárias (fusões e aquisições) e de mercado de capitais, e sócia fundadora da Tiba Assessoria Ltda, empresa de assessoria econômica, jurídica e financeira em fusões e aquisições.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais a Sra. Cláudia trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy. Declaração de eventuais condenações: A Sra. Cláudia não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitada para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Cláudia declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

José Gustavo de Souza Costa: Formação: Graduado em Economia pela Universidade Estadual da Guanabara, concluído em 1969.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Sócio Proprietário da Bn61 Participações Ltda.. Membro do Conselho Técnico e Econômico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC desde 2016. Membro do Conselho de Administração da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. de 2015 a 2017. Presidente da AUX Colômbia e CCX Carvão de Colômbia de 2011 a 2013. Presidente da Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A. de 2005 a 2011. Presidente do Conselho de Administração da SuperVia de 1998 a 2004. Membro do Conselho de Administração da Enersul S.A. de 1997 a 2000; Membro do Conselho de Administração da Eletrobras S.A. de 1994 a 2000; Membro do Conselho de Administração da Escelsa S.A. de 1994 a 2000.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José Gustavo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José Gustavo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José Gustavo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Gabriel Stoliar: Formação: Graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 1976, pós-graduado em Engenharia de Produção - Área de Projetos Industriais e de Transportes - PIT/COPPE/UFRJ (1976) e MBA-Executivo pela PDG-SDE/RJ, em 1991.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde 2009, com atuação como Presidente do conselho até abril de 2019. Desde 1978 no Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES (instituição financeira) sendo designado, a partir de 1994 até 1997 Diretor do BNDESPAR (gestão de participações societárias); entre 1997 e 2008, na Companhia Vale do Rio Doce (mineração e logística), como Diretor Executivo do Centro Corporativo e de Relações com Investidores e como Diretor Executivo de Planejamento e Gestão; e entre 2008 e 2013 manteve-se vinculado à Vale através de contrato de consultoria, representação em Conselhos e assessoramento à Diretoria. Atualmente é sócio da Studio Investimentos Administradora de Recursos Ltda. (gestão independente de recursos) e membro do Conselho de Administração da Cleveland Cliffs USA (mineração de ferro).
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Gabriel trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Gabriel não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Gabriel declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

José Rubens de La Rosa: Formação: Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administrador pela Universidade Mackenzie, Mestre em Controladoria pela USP e PGA pelo INSEAD.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017. Atuou como CFO da Marcopolo S.A. entre 1997 e 2000 e posteriormente CEO na mesma empresa de 2000 a 2015. Atualmente é CEO da Santher S/A e integra o Conselho de Administração da Duas Rodas Ltda.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. O Sr. José foi indicado pelos seguintes acionistas não controladores ONYX Latan Equity Fund, Kinea I PIPE FIA, Kiena PIPE FIA, Vinci gas Discovery Master FIA, Vinci Gas Seleção Dividendos FIA, Valor FIA, Oceana Long Biased Master FIA, Oceana Valor Master FIA, Oceana Selection FIA, Oceana Long Biased Master FIM, Offshore LLC, Studio Master FIA, Studio Masetr II FIA, Clube de Investimentos dos Empregados da Vale - Investvale, Huahine LLC e SI Mistral FIA e, conforme declarado para a Companhia, não possui relações familiares, de negócio, ou de qualquer outro tipo com sócios com participação relevante, grupos controladores, executivos, prestadores de serviços ou entidades sem fins lucrativos que influenciem ou possam influenciar, de forma significativa, seus julgamentos, opiniões, decisões ou comprometer suas ações no melhor interesse da organização.

Ricardo Antonio Weiss: Formação: Engenheiro Civil pela USP-SP , pós graduado em administração pelo CEAG-FGV e com cursos de especialização em Harvard e no Insead.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017. Atualmente é Diretor Geral da W. Consultoria e Participações, conselheiro independente na empresa listada Coteminas, além de empresas não listadas e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP. Atuou como conselheiro independente da Usiminas, Log-In Logística Intermodal, M. Dias Branco e T4U (Towers For You) Holding Brasil. Foi conselheiro consultivo da Columbia Trading e da Alcoa América Latina, além de conselheiro suplente da Alpargatas. Foi CEO da Tavex Corporation/Santista Têxtil, Diretor Executivo de Commodities da Copersucar, CEO de várias empresas de metais básicos no Brasil e no exterior e membro de conselhos de diversas empresas do grupo Anglo American Plc, dentre elas Anglo American South America, Salobo Metais (joint venture com a Vale), Aracruz Celulose (atual Suzano) e da Copebrás. Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Management Consulting Services.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ricardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. O Sr. Ricardo foi indicado pelos seguintes acionistas não controladores ONYX Latan Equity Fund, Kinea I PIPE FIA, Kiena PIPE FIA, Vinci Gas Discovery Master FIA, Vinci Gas Seleção Dividendos FIA, Valor FIA, Oceana Long Biased Master FIA, Oceana Valor Master FIA, Oceana Selection FIA, Oceana Long Biased Master FIM, Offshore LLC, Studio Master FIA, Studio Masetr II FIA, Clube de Investimentos dos Empregados da Vale - Investvale, Huahine LLC e SI Mistral FIA e, conforme declarado para a Companhia, não possui relações familiares, de negócio, ou de qualquer outro tipo com sócios com participação relevante, grupos controladores, executivos, prestadores de serviços ou entidades sem fins lucrativos que influenciem ou possam influenciar, de forma significativa, seus julgamentos, opiniões, decisões ou comprometer suas ações no melhor interesse da organização.

Silvia Pereira de Jesus Lucas: Formação: Conselheira de Administração certificada pelo IBGC desde 2013, com curso de formação em Conselho de Administração pelo IBGC. Pós Graduação em Management com Ênfase em Finanças pela PUC/RJ, concluído em 30.09.2001. MBA Executivo em Telecomunicações pelo IBMEC/RJ, concluído em 30.09.2001. Graduação em Administração de Empresas pela UFRJ, concluído em 02.09.1994. Idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.
Experiência profissional: Consultora associada da Comatrix Gestão e Consultoria, de 2014 a presente data. Diretora Financeira e de Relações com Investidores da Bombril, de 2012 até 2013. Presidente Executiva do Instituto Roberto Sampaio Ferreira, de 2012 a 2013.Controller da Bombril S.A., de 2011 até 2012. Vice Presidente de Finanças e RH - Intelig Telecom, de 2008 a 2009. Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sra. Silvia trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sra. Silvia não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sra. Silvia declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Paulo Roberto Evangelista de Lima: Formação: Formado em Administração de Empresas, com M.B.A - Formação para Altos Executivos no Banco do Brasil pela Fundação Dom Cabral, Pós-Graduação Lato Sensu - Administração Financeira pelo IBMEC, Especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e com Curso de Governança Corporativa pela USP.
Experiência profissional: Trabalhou no Banco do Brasil S.A. por 34 anos, onde foi Superintendente Regional, Gerente Executivo e Diretor de Controles Internos e de Gestão de Riscos, Membro do Comitê Supervisor do Banco do Brasil no Japão, Conselheiro de Administração da Banco do Brasil Securities - Nova Iorque e Londres, Membro do Comitê de Tecnologia do Banco do Brasil e Coordenador do Comitê de Riscos do Banco do Brasil S.A., presidiu o Banco do Brasília S.A., de janeiro 2013 a outubro 2014, onde atuou como Conselheiro de Administração, Presidente do Conselho de Administração da Cartão BRB S.A., Conselheiro de Administração na Cadan e Celesc - Centrais Elétrica de Santa Catarina S.A., onde coordenou o Comitê Jurídico e de Auditoria, atuou também como conselheiro Fiscal em várias empresas - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil - CASSI, Rio Grande Energia, CPFL Distribuição e CPFL Geração, Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga S.A., Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - Usiminas, tendo sido presidente do Conselho Fiscal. Atualmente é Conselheiro Fiscal da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A. e Conselheiro de Administração Suplente da TUPY S.A e Membro nato do Conselho Consultivo do Instituto de Ensino Bilíngue Ltda. (Avidus School) em Brasília. É Conselheiro Fiscal Certificado pelo Instituto de Governança Corporativa - IBGC - desde Outubro 2016.Atualmente é Conselheiro de Administração no Banco do Brasil S.A., onde tomou posse em 26/04/2019. Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Paulo trabalha ou trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy. Declaração de eventuais condenações: O Sr. Paulo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Paulo declara que é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que desempenha no Brasil o cargo de Conselheiro de Administração do Banco do Brasil S.A. desde 26/04/2019 . Declara ainda que os seus familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo não são pessoas expostas politicamente.

Abidias José de Souza Junior: Formação: Mestrando em Administração - Gestão Estratégica de Organizações. MBA em Administração e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em 31.05.2009. MBA em Marketing pela PUC-RJ, concluído em 31.03.2006. MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela USP-SP, concluído em 31.12.2001. Pós-graduação em Comércio Exterior pelas Universidade de Vila Velha-ES, concluído em 31.03.1997. Graduação em Estudos Sociais pela CEUB - Brasília, concluído em 31.12.1985.
Experiência profissional: Presidente da Banco do Brasil Turismo - BBTur (2013/2016); Presidente do Banco da Amazônia (2007/2013); Superintendente Regional do Banco do Brasil (2004/2007); Membro do Conselho Fiscal da Jereissati Telecon (2016/2016); Vice-Presidente da ABDE - Associação Brasileira de Instituições Financeiras de desenvolvimento (2009/2013); Diretor na Alide - Asociación Lationamericana de instituciones para el Desarrollo, (2012/2013); Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco da Amazônia (2007/2013); Conselheiro de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus, (2007/2013); Conselheiro de Administração da FUCAPI - Fundação, Ciência, Análise e Pesquisa e inovação da Amazônia, (2007/2013); Conselheiro Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM (2007/2013); Conselheiro de Administração do Conselho Nacional de Turismo (2008/2013); Conselheiro, Vice-Presidente e Diretor da ASBAN - Associação de Bancos dos Estados do Pará, Amapá, Acre e Amazonas, (2007/2012); Professor universitário (2018/até o momento).
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Abidias trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Abidias não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Abidias declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Diretoria

A Diretoria é responsável por executar as medidas necessárias para alcançar os objetivos da empresa previstos no estatuto social. Também representa a empresa na Justiça ou fora dela, durante conflitos, processos judiciais ou outro tipo de convocação legal. Os membros da diretoria fazem a celebração de negócios jurídicos, como contratos ou outras transações. O órgão é liderado pelo Diretor Presidente, que convoca as reuniões e comanda as atividades gerais da companhia. Nas deliberações da Diretoria, o Diretor Presidente tem o voto de desempate, além do voto comum. As reuniões da Diretoria devem ter a presença de, no mínimo, 3/5 (três quintos) dos seus membros.

Membros da Diretoria Executiva
Nome Cargo Prazo do Mandato
Fernando Cestari de Rizzo Diretor Presidente Até 30 de abril de 2022
Fabio Pena Rios Vice-Presidente Até 30 de abril de 2022
Thiago Fontoura Struminski Diretor Vice Presidente
Diretor de Relações com Investidores
Até 30 de abril de 2022
Ricardo Sendim Fioramonte Vice-Presidente Comercial Até 30 de abril de 2022

Fernando Cestari de Rizzo: Formação: Graduou-se em Engenharia Mecânica na FAAP, em 1993 e pós-graduou-se em 1996 pela FGV-SP / CEAG. Em 2000 cursou, em período integral, MBA em Marketing e Finanças na Indiana University (Bloomington, IN/ EUA).
Experiência Profissional: O Sr. Fernando é Diretor Vice Presidente da Unidade de Negócios Automotivos da Companhia desde julho de 2012. Entre 1992 e 1995 foi estagiário e engenheiro da Sofunge (Mercedes Benz do Brasil adquirida pela Tupy em novembro de 1995); entre 1996 e 1998 foi Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na Tupy American Foundry Corp.; entre 2000 e 2003 foi responsável pelo planejamento estratégico da Tupy S.A.; e entre 2004 e 2012 foi Diretor Vice Presidente de Vendas da Tupy S.A.
Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Fernando não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Fernando declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Fabio Pena Rios: Formação: Engenharia Metalúrgica - Universidade Federal de Minas Gerais/MG - 1993.
Experiência Profissional: é Diretor de Engenharia da Tupy desde 2018, tendo atuado como Diretor de Engenharia das subsidiárias mexicanas da Companhia desde 2012. Entre 2009 e 2012 foi Diretor de Engenharia do Grupo Cifunsa SA de CV (adquirida pela Tupy em 2012); entre 2003 e 2009 foi gerente de Engenharia, Qualidade e Processos na Teksid Hierro de México; e entre 2002 e 2003 foi Gerente de Qualidade e Processos na Blackhawk de México.
Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Fabio Pena Rios não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Fabio Pena Rios declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Thiago Fontoura Struminski: Formação: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especializou-se em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - Master in Business Economics - e concluiu com êxito o Program for Leadership Development promovido pela Harvard Business School.
Experiência Profissional: Atua, desde setembro de 2009 na Tupy nas funções de Coordenador Planejamento Estratégico até março de 2012, Gerente de Relações com Investidores até março de 2014, Gerente Sênior de Planejamento Corporativo e S&OP até abril de 2015 e Diretor de Planejamento Estratégico & M&A até Janeiro de 2016. Foi eleito para os cargos de Diretor Vice-Presidente de Finanças, Controles e Administração e Diretor de Relações com Investidores em janeiro de 2016.
Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Struminski não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Struminski declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Ricardo Sendim Fioramonte: Experiência Profissional: Exercia função de Chief Operating Oficcer desde 2017 na empresa americana Voestalpine, com atuação em seis unidades de negócios dedicadas à distribuição de aços especiais e serviços de valor agregado. Entre 2007 e 2017 trabalhou na empresa Gerdau, inicialmente como Diretor Comercial no Brasil, até ser transferido, em 2013, para unidade nos EUA, onde exerceu os cargos de Diretor de Marketing Global e Desenvolvimento de Negócios e, em 2014, foi nomeado Vice-Presidente de Vendas e Marketing. No período de 2001 a 2007 trabalhou na empresa Zf Friedrichshafen, exercendo inicialmente a função de Diretor de Divisão Off-Road Driveline Tech&Axle Systems e, posteriormente como Chefe de Compras da América do Sul. Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Ricardo Sendim Fioramonte não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Ricardo Sendim Fioramonte declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Conselho Fiscal

Criado de acordo com a Lei de Sociedades Anônimas, o Conselho de Fiscal tem autonomia para estabelecer a ordem de seus trabalhos e definir suas normas regimentais. Entre as suas funções está opinar sobre a contratação da auditoria independente ou sua substituição e supervisioná-la; recomendar ao Conselho de Administração o responsável pela auditoria interna, bem como sua eventual substituição; analisar e rever as políticas contábeis usadas nas demonstrações da empresa. Além disso, o Conselho revisa as demonstrações contábeis e financeiras, relatórios e outros documentos da empresa.

Membros do Conselho Fiscal
Nome Cargo Prazo do Mandato
Vitor Paulo Camargo Gonçalves Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020
Kurt Janos Toth Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020
João Augusto Monteiro Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020
Benilton Couto da Cunha Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020
Eraldo Soares Peçanha Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020
Wagner Mar Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2020

Vitor Paulo Camargo Gonçalves: Formação: Graduação em Administração de empresas pela Universidade Mackenzie; MBA em Gestão Empresarial na FGV-RJ, em 2006; Especialização na Fundação Dom Cabral - Programa para Desenvolvimento de Executivos; no IBMEC - PDG Executivo.
Experiência profissional: Membro do Conselho Fiscal da Tupy S.A. desde maio de 2019. Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS desde 2011; Membro do Conselho de Administração da empresa Embraer S.A. de 2011 a 2015; Diretor Estatutário de Planejamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI de 2010 a 2014; Diretor Estatutário de Participações da Previ de 1997 a 2000; Membro do Conselho Deliberativo do Economus Instituto de Seguridade Social desde 2014; Membro do Conselho de Administração da empresa Kepler Weber S.A. de 2007 a 2011.
Nos últimos 5 anos o Sr. Vitor não trabalhou em empresa que (i) integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou (ii) é controlada por acionista da Tupy que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: A Sr. Vitor não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendida ou inabilitada para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Sr. Vitor declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Kurt Janos Toth: Formação: Pós Graduação em Finanças pela PUC-RJ concluída em 1977. Graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense concluída em 1973.
Experiência Profissional: Economista no BNDES, de 1972 a 2008, exerceu diversos cargos executivos em Áreas de financiamento industrial, de Crédito e de Controle. Foi Conselheiro Fiscal titular da Vale S.A., de 1993 a 1994, da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás, de 2003 a 2006, da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A., de 2008 até 2017, da AES Tietê S.A., de 2008 até 2015, da AES Elpa S.A., de 2008 até 2014, dentre outras companhias.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Kurt trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Kurt não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Kurt declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

João Augusto Monteiro: Formação: Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; cursou o "Advanced Management Program "pela - Harvad Business School/EUA; cursou o "Program Executive Development - IMEDE/Suíça"; e o Curso de pós graduação em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE).
Experiência profissional: Sócio Diretor da Athena Consultoria Empresarial desde 2002, Membro titular do Conselho Fiscal da Tupy desde 2008, atuou como um dos membros do Conselho de administração da Tupy de 2004 a 2006, atuou como membro do Conselho de Administração das empresas TELET e AMERICEL (Telecomunicação) entre 2002 a 2003, fez carreira na Xerox do Brasil entre 1973 a 2001, atuou como Diretor Executivo desta empresa , atuou como Diretor da Federação do Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro de 2003 a 2010.
Nos últimos 5 anos o Sr. João Augusto não trabalhou ou prestou serviços para empresas que (i) integram o mesmo grupo econômico da Tupy ou (ii) são controladas por acionista da Tupy que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. João Augusto não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. João Augusto declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.
O Sr. João Augusto foi indicado pela acionista minoritária TELOS - Fundação Embratel de Seguridade Social.

Benilton Couto da Cunha: Formação: Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas Dom Bosco (Resende-RJ) e Administração de Empresas pelo Instituto Gay Lussac (Niterói-RJ), com Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília-DF), MBA em Auditoria pela USP/FIPECAFI e curso de Governança Corporativa pela USP.
Experiência profissional: Atualmente, membro do Comitê de Auditoria da BBTS - BB Tecnologia e Serviços e membro suplente do Conselho Fiscal da Tupy. Ocupou cargos de administração no período de 1977 a 1981 na Cia. de Eletricidade do Estado Rio de Janeiro - CERJ - Gerente de Seção de Contabilidade e Gerente de Divisão de Contabilidade e Finanças. Trabalhou no Banco do Brasil - BB, de 03.1981 a 01.2016 - 35 anos na organização - tendo ocupado diversos cargos de alta administração: agência - Gerente de Agência e Gerente de Administração; auditoria - Auditor e Gerente de Auditoria; superintendência estadual - Gerente Regional de Varejo; diretorias - Gerente Executivo da Diretoria Menor Renda e da Unidade Desenvolvimento Sustentável; subsidiárias BB - Diretor de Administração e Finanças do Banco Popular do Brasil - BPB e Diretor Administrativo do Economus Instituto de Seguridade Social, entidade fechada de previdência privada - EFPC com parte assistencial - entidade patrocinada do Banco do Brasil; membro suplente do Conselho Fiscal da Cassi; membro suplente do Conselho Fiscal da CPFL; membro do Conselho Consultivo da Previ - Plano 1 e membro da Comissão Técnica de Governança da ABRAPP.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Benilton não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Benilton declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Eraldo Soares Peçanha: Formação: Bacharel em Ciências Contábeis(1977) e Administração de Empresas(1974) pela Universidade Cândido Mendes (RJ).
Experiência Profissional: Aracruz Celulose SA-Gerente de Contabilidade, de Auditoria Interna e Controller (1974 a 1996); CSN-Cia. Siderúrgica Nacional-Diretor de Controladoria e Informática (1996 a 2003); Embratel SA-Diretor de Controladoria e Diretor Executivo de Governança Corporativa (2003 a 2008); Icatu Seguros SA-Diretor Executivo de Serviços a Clientes (2008 a 2011). Membro efetivo na CADAM desde jan/17 e Suzano desde abr/17. Suplente na CCR, Tupy, Ouro Fino Saúde Animal Part. e AES Tietê Energia. Também foi membro efetivo nas SAs abertas: JBS, Vale, Net Serviços de Comunicação e Ideiasnet e nas SAs fechadas: Ferrovia Centro Atlântica, Itá Energética e Officer Distribuidora Prod. Tecnologia, bem como nas entidades de previdência privada fechada das empresas onde trabalhou. Desde 2012 vem atuando como consultor nas áreas de Governança Corporativa, Controladoria e Processos & Sistemas Contábeis/Financeiros. Desde de nov/18, membro do Comitê Executivo do Canal My News.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Eraldo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Eraldo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Eraldo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Wagner Mar: Formação: Graduado pela Universidade Mackenzie nos cursos de Direito, Economia e Contabilidade. Pós-graduado em auditoria externa pela Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Direito Empresarial pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Experiência profissional: Sócio Fundador da empresa Audimar Auditores Independentes, fundada em 09.07.1975. Atua como advogado especializado em Direito Empresarial desde 1997. Membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP (2019/atual); Diretor Secretário do Centro do Comércio do Estado de São Paulo (1987/atual); Membro titular de Conselhos Fiscais de diversas entidades, com destaque para: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF (2001/atual - Presidente do Conselho), Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - USIMINAS (2016/2017), Usina São Manoel S.A. (2010/atual - Presidente do Conselho), Lupo S.A. - Comercial e Indústria (2016/atual), Anhanguera Educacional Participações S.A. (2009/2014), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/SP (2006/2008 e 2011/atual - Presidente do Conselho), Holding Finaxis - Banco Petra (2016/atual - Presidente do Conselho), Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado - FECAP (2011/atual).
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Wagner trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Wagner não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Wagner declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Comitê de Auditoria e Riscos

Membros do Comitê de Auditoria e Riscos
Nome Cargo Prazo do Mandato
João Verner Juenemann Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos 30 de junho de 2021
Maria Carmen Westerlund Montera Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Ivan Luiz Modesto Schara Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Jaime Luiz Kalsing Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021

João Verner Juenemann: Formação: Contador pela PUC/RS em 1962, Administrador e Pós Graduado em Auditoria pela UFRGS em 1971. Fundador da Juenemann & Associados (atuação em auditoria independente de 1977 a 2015 e em perícias judiciais).
Experiência profissional: Conselheiro de Administração, membro de Comitês de Auditoria e Riscos e Conselheiro Fiscal de várias empresas abertas e fechadas nos últimos 30 anos; atualmente Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (instituição financeira) (2015 e 2016) e de Forjas Taurus S.A. (indústria de armamentos) (2015 e 2016) e membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Tupy S.A. desde 2009. Membro do Comitê de Auditoria e Risco da Paquetá Calçados (indústria calçadista) desde 2016. Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A. (Falconi Consultores de Resultado), desde 2011, Saraiva S.A. Livreiros Editores, desde 2014. Presidente do Colégio de Vogais da FACPC - Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (2015 a 2017) e membro do Comitê de Indicação do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2012 a 2016). Foi Conselheiro Fiscal efetivo da Plascar Participações Industriais S.A. (indústria de componentes plásticos), da Sonae Sierra Brasil S.A. (administradora de shopping centers) (2013/2015) e da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos (2009/2015). Foi Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (1982/1985), membro do Conselho de Administração do IBGC (2005/2008), Presidente do Conselho Fiscal do Banco Meridional do Brasil S.A.
(1975/1986), professor da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972/1986) e Co-autor do Guia de Orientação para as Melhores Práticas para o Conselho Fiscal - 2005 e para o Comitê de Auditoria - 2009, emitidos pelo IBGC.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. João trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. João é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia. O Sr. João não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. João declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Maria Carmen Westerlund Montera: Formação: Graduou-se em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro da Universidade Candido Mendes, bem como em Letras pela PUC/RJ, com MBA Executivo pela COOPEAD/UFRJ e especialização em Mercado de Capitais na EPGE/FGV/RJ.
Experiência profissional: Atualmente é membro do Conselho de Administração da Investimentos e Participações em Infraestrutura S/ - Invepar desde janeiro de 2019, membro do Conselho de Administração da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. desde abril de 2019, membro do Conselho Fiscal do Banco do Estado do Rio Grande do Sul desde março 2018, membro do Conselho Fiscal da Brasiliana Participações desde maio de 2019 e suplente 2017-2018, membro suplente do Conselho Fiscal da Petrobrás Distribuidora S.A. desde maio de 2017, membro suplente do Conselho Fiscal da Klabin S.A. desde março de 2017, membro do Conselho Fiscal da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo 2011-2012 e suplente 2014-2019. É também membro do comitê de auditoria da Invepar desde fevereiro 2019, membro do comitê de auditoria e riscos da BR Insurance S.A. desde janeiro de 2017 e membro do comitê de auditoria e riscos da Tupy S.A desde 2009. Foi gerente na BNDES Participações S.A. - BNDESPAR responsável pelo investimento em empresas e em fundos de investimentos, de 1987 a 2002, chefe do Departamento de Comunicação e Cultura do BNDES em 2004 e economista do Departamento de Gestão e Acompanhamento da Carteira da BNDESPAR de 2005 a junho de 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da Tupy S.A. de 2006 a 2013 e da Cia de Distribuição de Gás do Rio de Janeiro (cia aberta concessionária distribuidora de gás) de 2006 a 2012, membro do Conselho Fiscal da AES Elpa em 2011-2013 e da AES Tietê SA em 2011-2013, 2014, 2017-2019, e membro do comitê de governança e gestão de pessoas da Tupy S.A 2009-2013. Foi ainda, membro do Conselho de Administração e dos comitês financeiro e de gestão da Brasil Ferrovias e da Ferronorte SA (cias abertas concessionárias de ferrovias), membro do comitê de investimentos em 2009-2013 do Fundo FIP Brasil Energia e do Fundo de Petróleo, Gás e Energia e membro do Conselho de Administração de Spes prestadoras de serviços para a Petrobrás (Companhia de Recuperação Secundária CRSEC, Marlim Participações e Nova Marlim Participações) e membro suplente do Conselho de Administração da Net Serviços de comunicação SA e do comitê de Finanças da Telemar Participações SA.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais a Sra. Maria Carmen trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: A Sra. Maria Carmen não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendida ou inabilitada para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Sra. Maria Carmen declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Ivan Luiz Modesto Schara: Formação: Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no curso de Economia em 1990. MBA em Administração de Negócios (1998) e em Governança Corporativa (2001) e Mestrado em Administração (2007), todos pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. MBA em Finanças Corporativas e Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas em 2000.
Experiência profissional: Funcionário da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, onde atua desde 2009 como o Executivo responsável pela Administração das Participações Imobiliárias, e previamente (1998 a 2009) como Gerente de Equipe e Analista responsável pelo acompanhamento de participações mobiliárias. Foi Diretor Estatutário das SPEs LITEL S/A e LITELA S/A (Controladoras da VALE). Funcionário do Banco do Brasil no período de 1986 a 1998, com atuação em Agências; CACEX (Carteira de Comércio Exterior); Centro de Processamento de Dados (Gestor de Equipe) e Direção Geral (Analista de Organização Sistemas e Métodos). Membro do Comitê Financeiro, Riscos e Contingências da Paranapanema desde 2018; Presidente do Conselho de Administração da Sauipe S/A de 2009 a 2017; Membro do Comitê Financeiro da Vale S/A de 2005 a 2009; Membro Suplente do Conselho de Administração da Vale S/A desde abril/2019 e no período de 2003 a 2005; Membro do Conselho de Administração da Valepar S/A de 2001 a 2005 e 2007 a 2009; Membro do Conselho de Administração da Litela Participações S/A e Litel Participações S/A de 2003 a 2009; Membro do Conselho de Administração da Paranapanema S/A de 2001 a 2006; Membro do Conselho de Administração da Usiminas S/A de 2000 a 2002; Conselheiro do IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial) da FGV/SP (Fundação Getúlio Vargas) de 2013 a 2018; Coordenador da Comissão de Investimentos Imobiliários da ABRAPP (Associação Brasileira de Previdência Privada) de 2016 a 2017.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ivan não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ivan declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Jaime Luiz Kalsing: Formação: Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, concluído em 31.08.2005. Aperfeiçoamento em Corporate Finance pelo IE Business School - Colegio de Dirección, en Madrid, España, concluído em 31.05.2001. Aperfeiçoamento em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUG, concluído em 31.08.1998. Pós-graduado em Formação Geral de Altos Executivos pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, concluído em 31.12.1996. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em 30.06.1993. Pós-graduado em Administração Financeira pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 30.06.1985. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Santo Angelo, concluído em 31.12.1981. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 31.12.1979.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017; Membro Estatutário do Comitê de Auditoria de Icatu Seguros S.A. de 2017 a 2018; Conselheiro Fiscal na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA/Neoenergia, de 2016 a 2017; Professor MBA Gestão de Seguros e Resseguro na Escola Superior Nacional de Seguros, de 2008 a 2019; Conselheiro Fiscal da HRT Participações em Petróleo S.A., em 2013; Conselheiro Fiscal da Suzano Papel e Celulose S.A., de 2010 até 2013; Conselheiro Fiscal da Companhia Souza Cruz S.A. de 2009 a 2010; Diretor Presidente da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 2006 a 2008; Diretor Presidente da Brasilsaúde Companhia de Seguros de 2003 a 2006; Director General de Banco do Brasil en España de 2000 a 2002; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Rio Operações Portuárias S.A. de 1998 a 2000; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Car Terminal de Veículos S.A. de 1998 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Brasil Veículos Companhia de Seguros de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da BrasilSeg Participações S.A. de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 1999 a 2000; Superintendente Executivo da Diretoria de Distribuição do Banco do Brasil em 1999; Superintendente Estadual do Banco do Brasil de 1996 a 1998.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Jaime trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Jaime não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Jaime declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Comitê de Governança e Gestão de Pessoas

Membros do Comitê de Governança e Gestão de Pessoas
Nome Cargo Prazo do Mandato
Cláudia Silva Araújo de Azeredo Santos Coordenadora do Comitê de Governança e Gestão de Pessoas 30 de junho de 2021
José Gustavo de Souza Costa Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Paula Regina Goto Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Alexandre Alves de Souza Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Gabriel Stoliar Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021

Cláudia Silva Araújo de Azeredo Santos: Formação: Advogada formada pela Faculdade de Direito Candido Mendes (RJ) em 1984, com diversos cursos de especialização, dentre eles o Stanford Executive Program 2003, na School of Business Standford University, no estado da California, EUA. Especializada na área societária e de mercado de capitais, com foco em fusões e aquisições no Brasil e no exterior e operações de mercado de capitais, através da emissão de títulos e valores mobiliários (ofertas públicas (IPO) e privadas).
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Foi Diretora jurídica da Companhia Siderúrgica Nacional e da Embratel Participações S.A., foi membro do Conselho de Administração da JBS SA; Itá S.A.; Tele-Norte Celular Participações S.A.; Light S.A. e Metropolitana S.A. (as últimas duas na qualidade de suplente). Sócia fundadora do Azeredo Santos & Ugatti Peres Advogados, escritório boutique especializado em operações societárias (fusões e aquisições) e de mercado de capitais, e sócia fundadora da Tiba Assessoria Ltda, empresa de assessoria econômica, jurídica e financeira em fusões e aquisições.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais a Sra. Cláudia trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy. Declaração de eventuais condenações: A Sra. Cláudia não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitada para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Cláudia declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

José Gustavo de Souza Costa: Formação: Graduado em Economia pela Universidade Estadual da Guanabara, concluído em 1969.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Sócio Proprietário da Bn61 Participações Ltda.. Membro do Conselho Técnico e Econômico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC desde 2016. Membro do Conselho de Administração da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. de 2015 a 2017. Presidente da AUX Colômbia e CCX Carvão de Colômbia de 2011 a 2013. Presidente da Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A. de 2005 a 2011. Presidente do Conselho de Administração da SuperVia de 1998 a 2004. Membro do Conselho de Administração da Enersul S.A. de 1997 a 2000; Membro do Conselho de Administração da Eletrobras S.A. de 1994 a 2000; Membro do Conselho de Administração da Escelsa S.A. de 1994 a 2000.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José Gustavo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José Gustavo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José Gustavo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Paula Regina Goto: Formação: Graduada em Ciências Sociais pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, com Aperfeiçoamento em Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis pelo INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, Especialização em Gestão de Agronegócios pela Unyleya, MBA em Gestão de Finanças pela AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada, Mestrado em Ciências Sociais pela UEL- Universidade Estadual de Londrina e Certificação em Investimentos pela Anbima e pelo ICSS.
Experiência profissional: Membra do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Diretora de Planejamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, desde agosto de 2018. Atuou como Gerente Geral do Banco do Brasil S.A. durante o período de 2010 a 2018; como Conselheira Deliberativa na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB e como Conselheira Fiscal na ANABBPREV, Fundo de Pensão Multipatrocinado.
Declaração de eventuais condenações: a Sra. Paula não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Srs. Paula declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Alexandre Alves de Souza: Formação: Graduada em Ciências Sociais pela UEM - Universidade Estadual de Maringá, com Aperfeiçoamento em Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis pelo INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, Especialização em Gestão de Agronegócios pela Unyleya, MBA em Gestão de Finanças pela AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada, Mestrado em Ciências Sociais pela UEL- Universidade Estadual de Londrina e Certificação em Investimentos pela Anbima e pelo ICSS.
Experiência profissional: Membra do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Diretora de Planejamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, desde agosto de 2018. Atuou como Gerente Geral do Banco do Brasil S.A. durante o período de 2010 a 2018; como Conselheira Deliberativa na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB e como Conselheira Fiscal na ANABBPREV, Fundo de Pensão Multipatrocinado.
Declaração de eventuais condenações: a Sra. Paula não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Srs. Paula declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Gabriel Stoliar: Formação: Graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 1976, pós-graduado em Engenharia de Produção - Área de Projetos Industriais e de Transportes - PIT/COPPE/UFRJ (1976) e MBA-Executivo pela PDG-SDE/RJ, em 1991.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde 2009, com atuação como Presidente do conselho até abril de 2019. Desde 1978 no Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES (instituição financeira) sendo designado, a partir de 1994 até 1997 Diretor do BNDESPAR (gestão de participações societárias); entre 1997 e 2008, na Companhia Vale do Rio Doce (mineração e logística), como Diretor Executivo do Centro Corporativo e de Relações com Investidores e como Diretor Executivo de Planejamento e Gestão; e entre 2008 e 2013 manteve-se vinculado à Vale através de contrato de consultoria, representação em Conselhos e assessoramento à Diretoria. Atualmente é sócio da Studio Investimentos Administradora de Recursos Ltda. (gestão independente de recursos) e membro do Conselho de Administração da Cleveland Cliffs USA (mineração de ferro).
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Gabriel trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Gabriel não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Gabriel declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Comitê de Estratégia e Inovação

Membros do Comitê de Estratégia
Nome Cargo Prazo do Mandato
Ricardo Doria Durazzo Coordenador do Comitê de Estratégia 30 de junho de 2021
Ricardo Antonio Weiss Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Gabriel Stoliar Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Jaime Luiz Kalsing Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
José Rubens de La Rosa Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Gueitiro Matsuo Genso Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021

Ricardo Doria Durazzo: Formação: MBA em Finanças e Gestão pela Cornell University/EUA, em 1991. M.S. em Engenharia Mecânica (Smart Products, Mecatrônica e Robótica e Smart Product Design Laboratory) pela Stanford University/EUA, em 1989. Graduação em Engenharia Mecânica e especialização em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1984 e 1987, respectivamente.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde setembro de 2015. Sócio-Diretor da Rubicon S.A.; Senior Counselor na McKinsey & Company; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Saraiva Editores e Livreiros S.A., de 2015 a 2017); Diretor e Membro do Conselho de Administração na Indústrias Romi S.A., de 2013 até 2015; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Cia. Providência, de 2012 até 2014; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Viver Incorporadora (incorporação imobiliária), de 2012 até 2013.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Ricardo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ricardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Ricardo Antonio Weiss: Formação: Engenheiro Civil pela USP-SP, pós graduado em administração pelo CEAG-FGV e com cursos de especialização em Harvard e no Insead.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017. Atualmente é Diretor Geral da W. Consultoria e Participações, conselheiro independente na empresa listada Coteminas, além de empresas não listadas e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP. Atuou como conselheiro independente da Usiminas, Log-In Logística Intermodal, M. Dias Branco e T4U (Towers For You) Holding Brasil. Foi conselheiro consultivo da Columbia Trading e da Alcoa América Latina, além de conselheiro suplente da Alpargatas. Foi CEO da Tavex Corporation/Santista Têxtil, Diretor Executivo de Commodities da Copersucar, CEO de várias empresas de metais básicos no Brasil e no exterior e membro de conselhos de diversas empresas do grupo Anglo American Plc, dentre elas Anglo American South America, Salobo Metais (joint venture com a Vale), Aracruz Celulose (atual Suzano) e da Copebrás. Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Management Consulting Services.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ricardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. O Sr. Ricardo foi indicado pelos seguintes acionistas não controladores ONYX Latan Equity Fund, Kinea I PIPE FIA, Kiena PIPE FIA, Vinci Gas Discovery Master FIA, Vinci Gas Seleção Dividendos FIA, Valor FIA, Oceana Long Biased Master FIA, Oceana Valor Master FIA, Oceana Selection FIA, Oceana Long Biased Master FIM, Offshore LLC, Studio Master FIA, Studio Masetr II FIA, Clube de Investimentos dos Empregados da Vale - Investvale, Huahine LLC e SI Mistral FIA e, conforme declarado para a Companhia, não possui relações familiares, de negócio, ou de qualquer outro tipo com sócios com participação relevante, grupos controladores, executivos, prestadores de serviços ou entidades sem fins lucrativos que influenciem ou possam influenciar, de forma significativa, seus julgamentos, opiniões, decisões ou comprometer suas ações no melhor interesse da organização.

Gabriel Stoliar: Formação: Graduou-se em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, em 1976, pós-graduado em Engenharia de Produção - Área de Projetos Industriais e de Transportes - PIT/COPPE/UFRJ (1976) e MBA-Executivo pela PDG-SDE/RJ, em 1991.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde 2009, com atuação como Presidente do conselho até abril de 2019. Desde 1978 no Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES (instituição financeira) sendo designado, a partir de 1994 até 1997 Diretor do BNDESPAR (gestão de participações societárias); entre 1997 e 2008, na Companhia Vale do Rio Doce (mineração e logística), como Diretor Executivo do Centro Corporativo e de Relações com Investidores e como Diretor Executivo de Planejamento e Gestão; e entre 2008 e 2013 manteve-se vinculado à Vale através de contrato de consultoria, representação em Conselhos e assessoramento à Diretoria. Atualmente é sócio da Studio Investimentos Administradora de Recursos Ltda. (gestão independente de recursos) e membro do Conselho de Administração da Cleveland Cliffs USA (mineração de ferro).
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Gabriel trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Gabriel não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Gabriel declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Jaime Luiz Kalsing: Formação: Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, concluído em 31.08.2005. Especialização em Corporate Finance pelo IE Business School - Colegio de Dirección, en Madrid, España, concluído em 31.05.2001. Aperfeiçoamento em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUG, concluído em 31.08.1998. Pós-graduado em Formação Geral de Altos Executivos pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, concluído em 31.12.1996. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em 30.06.1993. Pós-graduado em Administração Financeira pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 30.06.1985. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Santo Angelo, concluído em 31.12.1981. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 31.12.1979.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017; Membro Estatutário do Comitê de Auditoria de Icatu Seguros S.A. de 2017 a 2018; Conselheiro Fiscal na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA/Neoenergia, de 2016 a 2017; Professor MBA Gestão de Seguros e Resseguro na Escola Superior Nacional de Seguros, de 2008 a 2019; Conselheiro Fiscal da HRT Participações em Petróleo S.A., em 2013; Conselheiro Fiscal da Suzano Papel e Celulose S.A., de 2010 até 2013; Conselheiro Fiscal da Companhia Souza Cruz S.A. de 2009 a 2010; Diretor Presidente da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 2006 a 2008; Diretor Presidente da Brasilsaúde Companhia de Seguros de 2003 a 2006; Director General de Banco do Brasil en España de 2000 a 2002; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Rio Operações Portuárias S.A. de 1998 a 2000; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Car Terminal de Veículos S.A. de 1998 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Brasil Veículos Companhia de Seguros de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da BrasilSeg Participações S.A. de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 1999 a 2000; Superintendente Executivo da Diretoria de Distribuição do Banco do Brasil em 1999; Superintendente Estadual do Banco do Brasil de 1996 a 1998.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Jaime trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Jaime não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Jaime declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

José Rubens de La Rosa: Formação: Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administrador pela Universidade Mackenzie, Mestre em Controladoria pela USP e PGA pelo INSEAD.
Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017. Atuou como CFO da Marcopolo S.A. entre 1997 e 2000 e posteriormente CEO na mesma empresa de 2000 a 2015. Atualmente é CEO da Santher S/A e integra o Conselho de Administração da Duas Rodas Ltda.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. O Sr. José foi indicado pelos seguintes acionistas não controladores ONYX Latan Equity Fund, Kinea I PIPE FIA, Kiena PIPE FIA, Vinci gas Discovery Master FIA, Vinci Gas Seleção Dividendos FIA, Valor FIA, Oceana Long Biased Master FIA, Oceana Valor Master FIA, Oceana Selection FIA, Oceana Long Biased Master FIM, Offshore LLC, Studio Master FIA, Studio Masetr II FIA, Clube de Investimentos dos Empregados da Vale - Investvale, Huahine LLC e SI Mistral FIA e, conforme declarado para a Companhia, não possui relações familiares, de negócio, ou de qualquer outro tipo com sócios com participação relevante, grupos controladores, executivos, prestadores de serviços ou entidades sem fins lucrativos que influenciem ou possam influenciar, de forma significativa, seus julgamentos, opiniões, decisões ou comprometer suas ações no melhor interesse da organização.

Gueitiro Matsuo Genso: Formação: MBA em Formação Geral Básica para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-PR), concluído em agosto de 1998, e em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), concluído em junho de 2002. Graduou-se em Administração pela Faculdade Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (SPEI) em agosto de 2002.
Experiência profissional: Presidente do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Presidente do Conselho de Administração da VALE S.A. de 2015 a abril de 2019, atuando como Presidente a partir de 2016. Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI de 2015 até 2018. No Banco do Brasil S.A. atuou nos cargos de Diretor de Clientes Pessoas Físicas, Diretor de Crédito Imobiliário, Diretor de Empréstimos e Diretor de Produtos (Banco Nossa Caixa) e, de julho de 2018 a dezembro de 2018, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas. Conselheiro Titular da empresa Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. - INVEPAR de 2015 a 2017. Conselheiro titular da empresa BB Mapfre SH1 Participações S.A. desde 2011. Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Aliança do Brasil desde 2010. Vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário - ABECIP desde 2010.
Declaração de eventuais condenações: a Sra. Gueitiro não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Última Atualização em 19 de Junho de 2019

Voltar Topo