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Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

Fixa a orientação geral dos negócios da companhia, controla e fiscaliza o seu desempenho. Entre seus poderes está o de propor à Assembleia Geral e aprovar alterações no Estatuto Social da Companhia, decidir sobre a distribuição dos resultados apurados nas sociedades controladas da Companhia, sobre a constituição, fusão, incorporação, cisão ou extinção das sociedades controladas da Companhia ou mesmo sobre a venda de participações ou ativos da empresa.

Membros do Conselho de Administração
Nome Cargo Prazo do Mandato
Ricardo Doria Durazzo Presidente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Marcelo Otavio Wagner Vice-Presidente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Roger Allan Downey Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Paula Regina Goto Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Claudia Silva Araujo De Azeredo Santos Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Cláudia Elisa de Pinho Soares Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinário de 2023
Gabriel Stoliar Membro Efetivo Independente Até Assembleia Geral Ordinário de 2023
José Rubens de La Rosa Membro Efetivo Independente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Ricardo Antonio Weiss Membro Efetivo Independente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
José Eduardo Moreira Bergo Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Wilsa Figueiredo Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023
Abidias José de Souza Junior Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária de 2023

Ricardo Doria Durazzo:

Formação: O Sr. Ricardo concluiu MBA em Finanças e Gestão pela Cornell University/EUA em 1991; M.S em Engenharia Mecânica (Smart Products, Mecatrônica e Robótica e Smart Product Design Laboratory) pela Stanford University/EUA em 1989; graduação em Engenharia Mecânica e especialização em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, respectivamente em 1984 e 1987.

Experiência profissional: O Sr. Ricardo é membro do Conselho de Administração da Tupy desde setembro de 2015; Sócio-Diretor da Rubicon S.A.; Senior Counselor na McKinsey & Company. Atuou como Diretor e Membro do Conselho de Administração na Saraiva Editores e Livreiros S.A. de 2015 a 2017; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Indústrias Romi S.A. de 2013 até 2015; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Cia. Providência de 2012 até 2014; Diretor e Membro do Conselho de Administração na Viver Incorporadora (incorporação imobiliária) de 2012 até 2013.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Ricardo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ricardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Marcelo Otavio Wagner:

Formação: O Sr. Marcelo é graduado em Administração de Empresas pela USF | Universidade São Francisco, concluído em 31/12/1991. MBA em Administração, pela EAESP-FGV concluído em 31.12.1999. Programa de Extensão em Banking em 31.12.1999 e Gestão de Fundos de Pensão em 30/06/2008, ambos pela EAESP-FGV. Participou do Programa Gestão de Risco Corporativo, concluído em 31/05/2011 pela FDC - Fundação Dom Cabral e do curso de Gestão Integrada de Riscos finalizado em 31/10/2009, pela FIA - Fundação Instituto de Administração USP.

Experiência profissional: O Sr. Marcelo é Conselheiro Fiscal na BR Malls Participações S.A desde julho de 2020. Foi Deputy General Manager do Banco do Brasil S.A em Londres, no Reino Unido, de 01 de novembro de 2002 até 31 de outubro de 2007. Atuou como Superintendente de Risco e Planejamento da BrasilPrev S.A. Seguros e Previdência entre 01 de outubro de 2007 a 31 de outubro de 2017. Atuou como Diretor Financeiro (Chief Investment Officer) da BrasilPrevi S.A. Seguros e Previdência desde 01 de novembro de 2017 até janeiro de 2020. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Investimentos da PREVI e atua como AETQ - Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado - da Entidade junto a PREVIC.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José Gustavo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Marcelo Otavio Wagner não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Marcelo Otavio Wagner declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Roger Allan Downey:

Formação: O Sr. Roger é graduado em Business Administration (Administração de Empresas) pela Australian National Business School em fevereiro de 2003 e concluiu mestrado em Business Administration (Administração de Empresas) pela University of Western Australia em abril de 2003. Pós-Graduado em Management pela University of Western Australia.

Experiência profissional: O Sr. Roger é Membro Titular do Conselho de Administração da Vale S.A desde dezembro de 2019, empresa em que também já ocupou os cargos de Diretor Executivo responsável pela área de negócios, referente à área de carvão, fertilizantes e estratégia entre maio de 2012 e junho de 2017. É Membro do Conselho de Administração da Fertimar Mineração e Navegação S.A. (PrimaSea) desde outubro de 2018, empresa em que exerceu o cargo de Diretor Presidente entre março de 2019 até março de 2020. Atuou como Diretor Presidente da Vale Fertilizantes S.A. entre junho de 2012 e junho de 2017. Foi Diretor Presidente da MMX Mineração e Metálicos S.A entre agosto de 2009 até novembro de 2011, Diretor de Análise de renda variável - mineração e siderurgia, no banco Credit Suisse, entre agosto de 2005 até agosto de 200. Foi Gerente Comercial no Rio Tinto Group - Brasil de outubro de 1996 até junho de 1999, quando se tornou, em julho de 1999, Analista Sênior de Negócios - Hamersley Iron na Rio Tinto Group - Austrália permanecendo no cargo até maio de 2000, quando passou a ocupar o cargo de Gerente de Marketing, no qual ficou até setembro de 2002.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Roger trabalha ou trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: o Sr. Roger não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Paula Regina Goto:

Formação: A Sra. Paula concluiu graduação em Ciências Sociais pela UEM - Universidade Estadual de Maringá; pela Associação Internacional de Educação Continuada, graduou-se em Finanças e concluiu MBA em Gestão de Finanças; possui aperfeiçoamento em Práticas de Gestão para Resultados Sustentáveis pelo INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração; especialização em Gestão de Agronegócios pela Unyleya; Mestrado em Ciências Sociais pela UEL- Universidade Estadual de Londrina e Certificação em Investimentos pela Anbima e pelo ICSS.

Experiência profissional: A Sra. Paula é membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019; Diretora de Planejamento da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) desde agosto de 2018. Atuou como Gerente Geral do Banco do Brasil S.A. durante o período de 2010 a 2018; como Conselheira Deliberativa na Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB e como Conselheira Fiscal na ANABBPREV, Fundo de Pensão Multipatrocinado.

Declaração de eventuais condenações: a Sra. Paula não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Srs. Paula declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Cláudia Silva Araújo de Azeredo Santos:

Formação: A Sra. Cláudia é Advogada formada pela Faculdade de Direito Candido Mendes (RJ) em 1984, com diversos cursos de especialização, dentre eles o Stanford Executive Program 2003, na School of Business Standford University, estado da California/EUA. Especializada na área societária e de mercado de capitais, com foco em fusões e aquisições no Brasil e no exterior e operações de mercado de capitais, por meio da emissão de títulos e valores mobiliários (ofertas públicas (IPO) e privadas).

Experiência profissional: A Sra. Cláudia é membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019; Atuou como Diretora jurídica da Companhia Siderúrgica Nacional e da Embratel Participações S.A. e como membro do Conselho de Administração das empresas JBS SA, Itá S.A., Tele-Norte Celular Participações S.A., Light S.A. e Metropolitana S.A. (as últimas duas na qualidade de suplente). É sócia fundadora do Azeredo Santos & Ugatti Peres Advogados, escritório boutique especializado em operações societárias (fusões e aquisições) e de mercado de capitais, e sócia fundadora da Tiba Assessoria Ltda, empresa de assessoria econômica, jurídica e financeira em fusões e aquisições.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais a Sra. Cláudia trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy. Declaração de eventuais condenações:
A Sra. Cláudia não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitada para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Sra. Cláudia declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Cláudia Elisa de Pinho Soares

Formação: A Sra. Cláudia Elisa de Pinho Soares é graduada em Administração de Empresas pela PUC-RJ (1991), possui MBA em General Management pelo INSEAD (1998) e MBA em Recursos Humanos pela FIA (2008), Making Corporate Boards More Effective pela Harvard (Julho de 2014), Cursos IBGC: IPO e Conselheiros; Learning Community, Inovação; Formação de Conselheiros (2020, 2018 e 2017). Possui Certificate of Dynamics at Board Level pelo Tavistock Institute em Londres (junho de 2019 e junho de 2020).

Experiência profissional: A Sra. Cláudia Elisa de Pinho Soares é Conselheira de Administração da Roldão Atacadistra desde janeiro de 2021; É membro Independente do Conselho de Administração e Head do Comitê de Inovação da Even Construtora e Incorporadora S.A., desde abril de 2020; Membro Independente do Conselho de Administração e Head do Comitê de Pessoas e Remuneração da TOTVS de setembro de 2017 até abril de 2020; Membro do Conselho Consultivo da Secretaria de Gestão da Prefeitura de São Paulo entre fevereiro de 2017 e dezembro de 2018; Membro Independente do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Pessoas da Arezzo & Co entre abril de 2013 e abril de 2017; Atua como Advisor no Conselho Consultivo de empresas familiares e/ou startups pela Arthemise Assessoria desde junho de 2018; Foi Senior VP e Membro Interno do Conselho do Grupo NC entre setembro de 2017 e abril de 2019; CEO da FNAC entre fevereiro de 2016 até fevereiro de 2017; Vice Presidente Global de Pessoas, Gestão de Desempenho e Comunicação na Votorantim Cimentos entre julho de 2013 até fevereiro de 2016; CFO e Relações com Investidores da Via Varejo entre abril de 2012 e maio de 2013; Foi Vice Presidente de Recursos Humanos entre Agosto de 2008 e maio de 2010 e Vice Presidente de Estratégia de Mercado entre junho de 2010 e março de 2012 no Grupo Pão de Açucar; Diretora de Adminsitração e Finanças da LBR Brasil entre maio de 2008 e julho de 2008. Atuou como C-level na Ambev Brasil e Venezuela entre abril de 1999 até maio de 2008. Atua como Consultora Externa do Comitê de Estratégia e Inovação (CEI) da Tupy S.A desde 16 de abril de 2020 e é Membro Independente do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas do IBGC.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais a Sra. Cláudia Elisa de Pinho Soares trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: A Sra. Cláudia Elisa de Pinho Soares não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Sra. Cláudia Elisa de Pinho Soares declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Gabriel Stoliar:

Formação: O Sr. Gabriel concluiu graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 1976; pós-gradualão em Engenharia de Produção - Área de Projetos Industriais e de Transportes - PIT/COPPE/UFRJ em 1976; e MBA-Executivo pela PDG-SDE/RJ em 1991.

Experiência profissional: O Sr. Gabriel é membro do Conselho de Administração da Tupy desde 2009, com atuação como Presidente do conselho até abril de 2019. Em 1978 passou a trabalhar no Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES sendo designado, de 1994 até 1997, Diretor do BNDESPAR (gestão de participações societárias); entre 1997 e 2008, na Companhia Vale do Rio Doce (mineração e logística), como Diretor Executivo do Centro Corporativo e de Relações com Investidores e como Diretor Executivo de Planejamento e Gestão; e entre 2008 e 2013 manteve-se vinculado à Vale S.A. através de contrato de consultoria, representação em Conselhos e assessoramento à Diretoria. Atualmente é sócio da Studio Investimentos Administradora de Recursos Ltda. (gestão independente de recursos) e membro do Conselho de Administração da Cleveland Cliffs USA (mineração de ferro).

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Gabriel trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Gabriel não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Gabriel declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.
O Sr. Gabriel foi indicado pelos acionistas minoritários Trigono Flagship Small Caps Master Fundo de Investimento de Ações, Trigono Delphos Income Fundo de Investimento de Ações, Trigono 70 Previdência Fundo de Investimento Multimercado, Fundo de Investimento de Ações Trigono Verbier, Rational Investor Fundo de Investimento em Ações, Real Investor Fundo de Investimento Multimercado, Real Investor Alocação Fundo de Investimento Multimercado e Real Investor Master Fia - BDR NIVEL I e Werner Mueller Roger.

José Rubens de La Rosa:

Formação: O Sr. José graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administração pela Universidade Mackenzie, Mestre em Controladoria pela USP e PGA pelo INSEAD.

Experiência profissional: O Sr. José é membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017. Atuou como CFO da Marcopolo S.A. entre 1997 e 2000 e posteriormente CEO na mesma empresa de 2000 a 2015. Atualmente é CEO da Santher S/A e integra o Conselho de Administração da Duas Rodas Ltda.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.
O Sr. José foi indicado pelos acionistas minoritários Trigono Flagship Small Caps Master Fundo de Investimento de Ações, Trigono Delphos Income Fundo de Investimento de Ações, Trigono 70 Previdência Fundo de Investimento Multimercado, Fundo de Investimento de Ações Trigono Verbier, Rational Investor Fundo de Investimento em Ações, Real Investor Fundo de Investimento Multimercado, Real Investor Alocação Fundo de Investimento Multimercado e Real Investor Master Fia - BDR NIVEL I e Werner Mueller Roger.

Ricardo Antonio Weiss:

Formação: O Sr. Ricardo concluiu graduação em Engenharia Civil pela USP/SP, pós-graduação em Administração pelo CEAG-FGV. Concluiu o Advanced Management Program - AMP e o curso de Corporate Governance na Harvard Business School e diversos cursos in house do INSEAD. É conselheiro certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Experiência profissional: O Sr. Ricardo é Conselheiro Independente da Hidrovias do Brasil, Vivix, Vicunha, Coteminas, Duas Rodas Industrial e Unigel, e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP. Foi Conselheiro Consultivo da Columbia Trading e da Alcoa América Latina, além de Conselheiro Suplente da Alpargatas. Foi CEO de várias empresas de metais básicos no Brasil e no exterior e membro de conselhos de diversas empresas do grupo Anglo American Plc, dentre elas Anglo American South America, Salobo Metais (joint venture com a Vale), Aracruz Celulose (atual Suzano) e da Copebrás. Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Management Consulting Services.

Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ricardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.
Sr. Ricardo foi indicado pelos acionistas minoritários Trigono Flagship Small Caps Master Fundo de Investimento de Ações, Trigono Delphos Income Fundo de Investimento de Ações, Trigono 70 Previdência Fundo de Investimento Multimercado, Fundo de Investimento de Ações Trigono Verbier, Rational Investor Fundo de Investimento em Ações, Real Investor Fundo de Investimento Multimercado, Real Investor Alocação Fundo de Investimento Multimercado e Real Investor Master Fia - BDR NIVEL I e Werner Mueller Roger.

José Eduardo Moreira Bergo:

Formação: O Sr. José Eduardo Moreira Bergo é Bacharel em Ciências Econômicas pela AEUDF, possui MBA em Auditoria pela Fipecafi/USP e MBA em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT. Possui, também, curso de IAG Master Finanças Corporativas pela PUC Rio, curso de CEO Internacional pela FGV, Master em Negócios Bancários e Agente Financeiro pela Universidade de Alcalá - Espanha, Curso Superior de Inteligência Estratégica da ESG (Escola Superior de Guerra), Rio de Janeiro e Certificação como Conselheiro de Administração pelo IBGC.

Experiência profissional: O Sr. José Eduardo iniciou sua carreira no Banco em setembro de 1987, como escriturário na Agência Central do Banco do Brasil lugar em que trabalhou nas áreas de tecnologia, infraestrutura, distribuição e exerceu o cargo de Gerente Executivo na área de segurança entre 2006 e 2016. É Membro do Conselho de Administração da Zela Consulting desde agosto de 2020. Foi Conselheiro Fiscal efetivo entre abril de 2019 até abril de 2020 das Lojas Renner S.A. Exerceu o cargo estatutário de Diretor de Segurança Institucional do Banco do Brasil desde outubro de 2016 até fevereiro de 2020. Atuou como Conselheiro Fiscal da BB Tecnologia (Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros S.A.), entre abril/2017 até fevereiro/2019; Presidente do Conselho Fiscal da BBTUR (BB Turismo) entre maio/2018 a fevereiro/2019, Membro suplente do Conselho Fiscal da EloPar (Elo Participações) entre maio/2018 a fevereiro/2019. Também, atuou na FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, como: (i) Diretor da Comissão de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro entre agosto de 2018 até fevereiro de 2020; (ii) Diretor da Comissão Executiva de Segurança Cibernética entre setembro de 2019 até fevereiro de 2020 e (iii) Diretor-Adjunto da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes de janeiro de 2018 até fevereiro de 2020.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José Eduardo trabalha ou trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José Eduardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José Eduardo declara que é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que desempenha no Brasil o cargo de Conselheiro de Administração do Banco do Brasil S.A. desde 26/04/2019 . Declara ainda que os seus familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo não são pessoas expostas politicamente.

Wilsa Figueiredo:

Formação: A Sra. Wilsa é Conselheira de Administração certificada pelo IBGC desde 2018. Certificada pelo IBGC como Conselheira de Administração desde 2018. Pós - Graduada em Gestão Empresarial pelo CNEC, concluído em 1997. MBA Executivo Internacional pela FGV, concluído em 1999. MBA Liderança Estratégica pela INEPAD e Universidade Vale dos Sinos, concluído em 2018. MBA pela Ohio University, concluído em 2003. Cursos pela Babson Executive Education (Babson College), UPEACE - ONU e S.U. - Singularity University. É graduada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química - Varginha, concluído em 1983, Bacharel Matemática, pela Faculdade de Filosofia do Sul de Minas - Varginha, concluído em 1985.

Experiência profissional: A Sra. Wilsa é Membro do Conselho Fiscal da Fundação Banco do Brasil desde o ano de 2020. É Membro Suplente do Conselho Fiscal da Usiminas desde o ano de 2020. Foi Membro Titular do Conselho de Administração da Coelba e Celpe - Grupo Neoenergia e Membro Suplente do Conselho de Administração da Holding Neoenergia no ano de 2014. Em 2015, atuou como Membro Titular do Conselho de Administração da empresa LOG Z Logística Brasil S.A e, entre 2016 até 2020 foi Membro Titular do Conselho Fiscal da Embraer. Exerceu no Banco do Brasil os cargos de Gerente Geral Unidade Private Bank entre março de 2015 até junho de 2015, Gerente Executiva na Diretoria Mercado de Capitais, entre outubro de 2013 até fevereiro de 2015, Gerente Executiva na Diretoria Comercial entre julho de 2011 até outubro de 2013. Foi Diretora Estatutária na Diretoria Soluções para Atacado entre junho de 2015 até outubro de 2016, quando passou a exercer o cargo de Diretora de Controles Internos e Compliance, entre outubro de 2016 até outubro de 2017.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sra. Wilsa trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sra. Wilsa não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sra. Wilsa declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Abidias José de Souza Junior:

Formação: O Sr. Abidias concluio Mestrado em Administração - Gestão Estratégica de Organizações; MBA em Administração e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas em 2009; MBA em Marketing pela PUC-RJ em 2006; MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela USP-SP em 2001; Pós-graduação em Comércio Exterior pelas Universidade de Vila Velha-ES em 1997; Graduação em Estudos Sociais pela CEUB - Brasília em 1985.

Experiência profissional: O Sr. Abdias atuou como Presidente da Banco do Brasil Turismo - BBTur (2013/2016); Presidente do Banco da Amazônia (2007/2013); Superintendente Regional do Banco do Brasil (2004/2007); Membro do Conselho Fiscal da Jereissati Telecon (2016/2016); Vice-Presidente da ABDE - Associação Brasileira de Instituições Financeiras de desenvolvimento (2009/2013); Diretor na Alide - Asociación Lationamericana de instituciones para el Desarrollo, (2012/2013); Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco da Amazônia (2007/2013); Conselheiro de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus, (2007/2013); Conselheiro de Administração da FUCAPI - Fundação, Ciência, Análise e Pesquisa e inovação da Amazônia, (2007/2013); Conselheiro Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM (2007/2013); Conselheiro de Administração do Conselho Nacional de Turismo (2008/2013); Conselheiro, Vice-Presidente e Diretor da ASBAN - Associação de Bancos dos Estados do Pará, Amapá, Acre e Amazonas, (2007/2012); Professor universitário (2018/até o momento).

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Abidias trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Abidias não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Abidias declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Diretoria

A Diretoria é responsável por executar as medidas necessárias para alcançar os objetivos da empresa previstos no estatuto social. Também representa a empresa na Justiça ou fora dela, durante conflitos, processos judiciais ou outro tipo de convocação legal. Os membros da diretoria fazem a celebração de negócios jurídicos, como contratos ou outras transações. O órgão é liderado pelo Diretor Presidente, que convoca as reuniões e comanda as atividades gerais da companhia. Nas deliberações da Diretoria, o Diretor Presidente tem o voto de desempate, além do voto comum. As reuniões da Diretoria devem ter a presença de, no mínimo, 3/5 (três quintos) dos seus membros.

Membros da Diretoria Executiva
Nome Cargo Prazo do Mandato
Fernando Cestari de Rizzo Presidente Até 30 de abril de 2022
Fabio Pena Rios Vice-Presidente de Operações Até 30 de abril de 2022
Thiago Fontoura Struminski Vice Presidente de Finanças, Controles e Administração e
Diretor de Relações com Investidores
Até 30 de abril de 2022
Ricardo Sendim Fioramonte Vice-Presidente Comercial Até 30 de abril de 2022
Erodes Berbetz Vice-Presidente de Compras e Logística Até 30 de abril de 2022

Fernando Cestari de Rizzo:

Formação: O Sr. Fernando concluiu graduação em Engenharia Mecânica pela FAAP em 1993, pós-graduação em CEAG pela FGV-SP em 1996 e MBA em Marketing e Finanças na Indiana University (Bloomington, IN/ EUA) em 2000.

Experiência Profissional: O Sr. Fernando é Diretor Presidente da Tupy desde abril de 2018, tendo atuado como Diretor Vice-Presidente da Unidade de Negócios Automotivos da Companhia de julho de 2012 até abril de 2018, Diretor Vice-Presidente de Vendas de 2004 a 2012 e como responsável pelo área de Planejamento Estratégico entre 2000 e 2003. Entre 1992 e 1995 foi estagiário e engenheiro da Sofunge (Subsidiária da Mercedes Benz do Brasil, adquirida pela Tupy em novembro de 1995) e entre 1996 e 1998 atuou como Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na Tupy American Foundry Corp.

Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Fernando não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Fernando declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Thiago Fontoura Struminski:

Formação: O Sr. Thiago concluiu Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Especialização em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - Master in Business Economics - e o Program for Leadership Development promovido pela Harvard Business School.

Experiência Profissional: O Sr. Thiago é Vice-Presidente de Finanças, Controles e Administração e Diretor de Relações com Investidores da Companhia desde fevereiro de 2016. Antes disso atuou na Companhia como Coordenador de Planejamento Estratégico de 2009 a 2012, Gerente de Relações com Investidores até março de 2014, Gerente Sênior de Planejamento Corporativo e S&OP até abril de 2015 e Diretor de Planejamento Estratégico & M&A até Janeiro de 2016.

Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Struminski não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Struminski declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em
países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Fabio Pena Rios:

Formação: O Sr. Fábio concluiu graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais/MG em 1993.

Experiência Profissional: O Sr. Fabio é Diretor Vice-Presidente de Operações da Companhia desde fevereiro de 2019. Atuou como Diretor de Engenharia da Tupy de 2018 a janeiro de 2019 e, anteriormente, como Diretor de Engenharia das subsidiárias mexicanas da Companhia desde 2012. Entre 2009 e 2012 foi Diretor de Engenharia do Grupo Cifunsa SA de CV (adquirida pela Tupy em 2012); entre 2003 e 2009 foi gerente de Engenharia, Qualidade e Processos na Teksid Hierro de México; e entre 2002 e 2003 foi Gerente de Qualidade e Processos na Blackhawk de México.

Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Fabio Pena Rios não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Fabio Pena Rios declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Ricardo Sendim Fioramonte:

Formação: O Sr. Ricardo concluiu graudação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial/SP em 1991.

Experiência Profissional: O Sr. Ricardo é Diretor Vice-Presidente Comercial da Companhia desde abril de 2019. Exerceu o cargo de Chief Operating Officer na empresa austríaca Voestalpine de 2017 a 2019, liderando seis unidades de negócios na América do Norte dedicadas à distribuição de aços especiais e serviços de valor agregado. Entre 2007 e 2017 trabalhou na empresa Gerdau na divisão de Aços Especiais, inicialmente como Diretor Comercial no Brasil até ser transferido, em 2013, para unidade nos EUA, onde exerceu os cargos de Diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios e, a partir de 2014, Vice-Presidente de Vendas e Marketing. No período de 1996 a 2007 trabalhou na empresa ZF Friedrichshafen, ocupando vários cargos em vendas no Brasil e nos EUA, até em 2001 assumir como Diretor Geral da Divisão de Eixos e Transmissões Fora de Estrada no Brasil, acumulando também a Diretoria de Compras para a América do Sul entre 2005 e 2007.

Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Ricardo Sendim Fioramonte não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ricardo Sendim Fioramonte declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Erodes Berbetz:

Formação: O Sr. Erodes concluiu a graduação em Engenharia Elétrica de Telecomunicações - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) em 1994.

Experiência Profissional: Atuou na Tupy como Diretor de Compras e Logística Corporativa de abril de 2019 até janeiro de 2021. Com mais de 29 (vinte e nove) anos de experiência no mercado, exerceu o cargo de Diretor de Compras na empresa Mercedes-Benz entre 2014 até 2019 e trabalhou como Diretor de Compras América do Sul na Volvo Trucks entre 2012 até 2014. Atuou como Diretor de Compras Brasil na Volvo Powertrain no período de 2008 até 2012, e ainda, trabalhou na CEEI como Engenheiro Desenvolvimento Produto entre 1990 a 1995 e Supervisor Vendas e Mkt entre 1995 a 1998.

Declaração de Eventuais Condenações: O Sr. Erodes Berbetz não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Erodes Berbetz declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Conselho Fiscal

Criado de acordo com a Lei de Sociedades Anônimas, o Conselho de Fiscal tem autonomia para estabelecer a ordem de seus trabalhos e definir suas normas regimentais. Entre as suas funções está opinar sobre a contratação da auditoria independente ou sua substituição e supervisioná-la; recomendar ao Conselho de Administração o responsável pela auditoria interna, bem como sua eventual substituição; analisar e rever as políticas contábeis usadas nas demonstrações da empresa. Além disso, o Conselho revisa as demonstrações contábeis e financeiras, relatórios e outros documentos da empresa.

Membros do Conselho Fiscal
Nome Cargo Prazo do Mandato
Luiz Cláudio Moraes Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária de 2022
Daniela Maluf Pfeiffer Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária de 2022
João Augusto Monteiro Membro Efetivo Até Assembleia Geral Ordinária de 2022
Benilton Couto da Cunha Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária de 2022
Kurt Janos Toth Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária de 2022
Massao Fábio Oya Membro Suplente Até Assembleia Geral Ordinária de 2022

Luiz Cláudio Moraes:

Formação: O Sr. Moraes concluiu Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília - UNB (2002); Graduação em Economia pela PUCC - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993); Pós-graduação em Finanças Avançadas (1998) e Governança Corporativa (1999) pela Universidade de São Paulo - USP. Mantendo-se atualizado com participação em diversos fóruns, inclusive no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa onde é Conselheiro Fiscal Certificado.

Experiência profissional: O Sr. Moraes é Coordenador e Membro Estatutário do Comitê de Auditoria da BB Seguridade Participações S.A., BB Seguros S.A. e BB Corretora de Seguros e Administração de Bens S.A., desde abril de 2017, local em que também é Membro do Comitê de Elegibilidade; atuou também como Membro Estatutário do Comitê de Auditoria do Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados, de 2018 a 2020; Conselheiro Fiscal na Embraer S.A. de 2016 a 2019; Conselheiro Administração da Forjas Taurus S.A., de 2014 a 2015, onde também foi Coordenador do Comitê de Governança e Gestão Corporativa. Após 37 anos atuando em empresas e entidades vinculadas ao Conglomerado do Banco do Brasil, concluiu sua jornada como Diretor na BB Tecnologia e Serviços, em 2013; Foi Liquidante entre 2013 e 2016, nomeado pela SUSEP, para condução da Liquidação Extrajudicial das Empresas: AVS Seguradora S.A., São Paulo - Cia Nacional de Seguros Gerais S.A. e Preferencial Cia de Seguros S.A.

Declaração de eventuais condenações: A Sr. Luiz Cláudio Moraes não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendida ou inabilitada para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
A Sr. Luiz Cláudio Moraes declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Daniela Maluf Pfeiffer:

Formação: A Sra. Daniela é graduada em Administração pela UFRJ em 1992, com MBA em Gestão Empresarial na FGV, concluído em 2019. É Conselheira Fiscal certificada pelo IBGC.

Experiência profissional: A Sra. Daniela é sócia da DXA Investments, desde janeiro de 2018. Foi responsável pelo relacionamento com investidores de janeiro de 2014 a outubro de 2017 na Canepa Asset Brasil. Atuou na área de pelo relacionamento com investidores da Nova Gestão de Recursos, de outubro de 2011 a junho de 2013. Foi Conselheira Fiscal do Banco Sofisa S.A., de abril de 2014 a abril de 2017; Conselheira Fiscal da Viver Incorporadora e Construtora S.A. de abril de 2011 a abril de 2017; Conselheira Fiscal do Banco Panamericano S.A. de setembro de 2010 a abril de 2014; Conselheira Fiscal da Santos Brasil S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Brasil Telecom S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Telemig Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira de Administração da Amazônia Celular S.A. de 2003 a 2005; Conselheira Fiscal da Amazônia Celular S.A de 1998 a 2002; Conselheira Fiscal da Telemig Celular S.A de 1998 a 2001. Conselheira Fiscal da Rôgga S.A Construtora e Incorporadora de 2016 até 2017 e Conselheira Fiscal da Oi S.A de 2018 até 2020.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais a Sra. Daniela trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.Declaração de eventuais condenações: A Sra. Daniela não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que a tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. A Sra. Daniela declara que não é considerada uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

João Augusto Monteiro:

Formação: O Sr. João concluiu graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; "Advanced Management Program" pela - Harvad Business School/EUA; "Program Executive Development - IMEDE/Suíça" e pós-graduação em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE).

Experiência profissional: O Sr. João é Sócio Diretor da Athena Consultoria Empresarial desde 2002; Membro titular do Conselho Fiscal da Tupy desde 2008. Atuou como membro do Conselho de administração da Tupy de 2004 a 2006; membro do Conselho de Administração das empresas TELET e AMERICEL (Telecomunicação) de 2002 a 2003; fez carreira na Xerox do Brasil de 1973 a 2001, tendo atuado como Diretor Executivo; e Diretor da Federação do Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro de 2003 a 2010.

Nos últimos 5 anos o Sr. João Augusto não trabalhou ou prestou serviços para empresas que (i) integram o mesmo grupo econômico da Tupy ou (ii) são controladas por acionista da Tupy que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. João Augusto não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. João Augusto declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.
O Sr. João Augusto foi indicado pelos acionistas minoritários Trigono Flagship Small Caps Master Fundo de Investimento de Ações, Trigono Delphos Income Fundo de Investimento de Ações, Trigono 70 Previdência Fundo de Investimento Multimercado, Fundo de Investimento de Ações Trigono Verbier, Rational Investor Fundo de Investimento em Ações, Real Investor Fundo de Investimento Multimercado, Real Investor Alocação Fundo de Investimento Multimercado e Real Investor Master Fia - BDR NIVEL I e Werner Mueller Roger.

Benilton Couto da Cunha:

Formação: O Sr. Benilton concluiu Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas Dom Bosco (Resende-RJ); Administração de Empresas pelo Instituto Gay Lussac (Niterói-RJ); Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília-DF); MBA em Auditoria pela USP/FIPECAFI e curso de Governança Corporativa pela USP.

Experiência profissional: O Sr. Benilton é membro do Comitê de Auditoria da BBTS - BB Tecnologia e Serviços e membro suplente do Conselho Fiscal da Tupy. Autou em cargos de administração no período de 1977 a 1981 na Cia. de Eletricidade do Estado Rio de Janeiro - CERJ, como Gerente de Seção de Contabilidade e Gerente de Divisão de Contabilidade e Finanças. Trabalhou no Banco do Brasil - BB de 1981 a 2016 - 35 anos na organização - tendo ocupado diversos cargos de alta administração: agência - Gerente de Agência e Gerente de Administração; auditoria - Auditor e Gerente de Auditoria; superintendência estadual - Gerente Regional de Varejo; diretorias - Gerente Executivo da Diretoria Menor Renda e da Unidade Desenvolvimento Sustentável; subsidiárias BB - Diretor de Administração e Finanças do Banco Popular do Brasil - BPB e Diretor Administrativo do Economus Instituto de Seguridade Social, entidade fechada de previdência privada - EFPC com parte assistencial - entidade patrocinada do Banco do Brasil; membro suplente do Conselho Fiscal da Cassi; membro suplente do Conselho Fiscal da CPFL; membro do Conselho Consultivo da Previ - Plano 1 e membro da Comissão Técnica de Governança da ABRAPP.

Declaração de eventuais condenações: O Sr. Benilton não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Benilton declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Kurt Janos Toth:

Formação: O Sr. Kurt concluiu pós-graduação em Finanças pela PUC-RJ em 1977 e graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense em 1973.

Experiência Profissional: O Sr. Kurt é membro do Conselho Fiscal da Tupy desde 2017. Atuou como Economista no BNDES de 1972 a 2008, exercendo diversos cargos executivos em Áreas de financiamento industrial, de Crédito e de Controle. Foi Conselheiro Fiscal titular da Vale S.A. de 1993 a 1994; Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobrás de 2003 a 2006; Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. de 2008 até 2017; da AES Tietê S.A. de 2008 até 2015; AES Elpa S.A. de 2008 até 2014, dentre outras companhias.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Kurt trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Kurt não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Kurt declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Massao Fábio Oya:

Formação: O Sr. Massao graduou-se em Ciências Contábeis em 2003 e concluiu MBA em Gestão Financeira e Controladoria em 2009, ambos pelo Centro Universitário Padre Anchieta.

Experiência Profissional: O Sr. Massao atua como Conselheiro Fiscal Titular da Companhia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA desde abril de 2017; Bicicletas Monark S.A desde abril de 2015; Rossi Residencial S.A. desde abri de 17; Tronox Pigmentos do Brasil S.A. desde abril de 2013; WLM Indústria e Comércio S.A. desde outubro de 2011; sendo também Conselheiro Fiscal Suplente da empresa Schulz S.A. desde abril de 17 e da General Shopping S.A. desde abril de 2019 e Mahle Metal Leve S.A. desde maio de 2020. Também é Conselheiro de Administração da Pettenati Indústria Têxtil S.A. desde outubro de 2018. Atuou como Conselheiro Fiscal Titular das seguintes Companhias: TIM Participações S.A. de setembro de 2011 a janeiro de 2012 e março de 2012 a abril de 2012; Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR de abril de 2011 a abril de 2012; Wetzel S.A. de abril de 2011 a abril de 2012; Bardella S.A - Indústrias Mecânicas abril de 2013 a abril 2015; General Shopping S.A. de outubro de 2012 a abril de 2013, Companhia Providência Indústria e Comércio de abril de 2014 a março de 2016; Companhia Paranaense de Energia - COPEL de abril de 15 a abril de 17 e abril de 2010 a abril de 2011; Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo/ Sabesp de abril de 2015 a abril de 2017 e abril de 2013 a abril de 2014 e Pettenati Indústria Têxtil S.A. de outubro de 2014 a outubro de 2018; Atuou como Conselheiro Fiscal Suplente nas seguintes Companhias: CSU Cardsystem S.A. e Mangels Industrial S.A de abril de 2012 a abril de 2013; Mangels Industrial S.A; Azevedo & Travassos S.A., de abril de 2010 a abril de 2011; Brasil Ecodiesel S.A. de abri de 2011 a agosto de 2011; M&G Poliéster S.A. de abril de 2013 a abril de 2015; Tegma Gestão Logística S.A. abril de 2014 a abril de 2015; Mills Estruturas e Serviços de Engenharia S.A. abril de 2014 a abril de 2016; EZ TEC Empreend. e Participações S.A. de abril de 2012 a abril de 2017; Alpargatas S.A. de abril 2017 a abril 2018; Liq Participações S.A. de abril de 2018 a abril de 2020; Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. de abril de 2018 a abril de 2020; Whirlpool S.A. de abril de 2018 a julho de 2020; Eucatex S.A. - Indústria e Comércio de junho de 2019 a julho de 2020 e de junho 2015 a março de 2016, além de Suplente de abril de 2013 a abril de 2015; São Martinho S.A. de julho de 2017 a julho de 2020 e julho de 2013 a julho de 2017; Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. de abril de 2017 a fevereiro de 2021 e abril 2015 a abril de 2017. Trabalhou na Solução Governança Corporativa e Consultoria Ltda (Associado de 2009 a 2013 e Sócio de 2013 a 2019), prestando serviços de assessoramento empresarial nas áreas contábil, societária e governança corporativa.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Massao trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy. Declaração de eventuais condenações: O Sr. Massao não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer. O Sr. Massao declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo. O Sr. Massao foi indicado pelos acionistas minoritários Trigono Flagship Small Caps Master Fundo de Investimento de Ações, Trigono Delphos Income Fundo de Investimento de Ações, Trigono 70 Previdência Fundo de Investimento Multimercado, Fundo de Investimento de Ações Trigono Verbier, Rational Investor Fundo de Investimento em Ações, Real Investor Fundo de Investimento Multimercado, Real Investor Alocação Fundo de Investimento Multimercado e Real Investor Master Fia - BDR NIVEL I e Werner Mueller Roger.

Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário

Membros do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário
Nome Cargo Prazo do Mandato
José Rubens de La Rosa Coordenador do Comitê 30 de abril de 2022
João Verner Juenemann Membro do Comitê (Efetivo) 30 de abril de 2022
Jorge Roberto Manoel Membro do Comitê (Efetivo) 30 de abril de 2022
Ivan Luiz Modesto Schara Membro do Comitê (Efetivo) 30 de abril de 2022
Jaime Luiz Kalsing Membro do Comitê (Efetivo) 30 de abril de 2022

José Rubens de La Rosa: Informações no quadro do Conselho de Administração.

João Verner Juenemann:

Formação: O Sr. Juenemann concluiu graduaçao em Contbiilidade pela PUC/RS em 1962; e Adriministração e Pós Graduado em Auditoria pela UFRGS em 1971.

Experiência profissional: O Sr. Juenemann é Fundador da Juenemann & Associados (atuação em auditoria independente de 1977 a 2015 e em perícias judiciais); Atuou como Conselheiro de Administração, membro de Comitês de Auditoria e Riscos e Conselheiro Fiscal de várias empresas abertas e fechadas nos últimos 30 anos; atualmente Conselheiro de Administração e coordenador do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (instituição financeira) (2015 e 2016) e de Forjas Taurus S.A. (indústria de armamentos) (2015 e 2016) e membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Tupy S.A. desde 2009. Membro do Comitê de Auditoria e Risco da Paquetá Calçados (indústria calçadista) desde 2016. Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A. (Falconi Consultores de Resultado), desde 2011, Saraiva S.A. Livreiros Editores, desde 2014. Presidente do Colégio de Vogais da FACPC - Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (2015 a 2017) e membro do Comitê de Indicação do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2012 a 2016). Foi Conselheiro Fiscal efetivo da Plascar Participações Industriais S.A. (indústria de componentes plásticos), da Sonae Sierra Brasil S.A. (administradora de shopping centers) (2013/2015) e da Dimed S.A. Distribuidora de Medicamentos (2009/2015). Foi Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (1982/1985), membro do Conselho de Administração do IBGC (2005/2008), Presidente do Conselho Fiscal do Banco Meridional do Brasil S.A. (1975/1986), professor da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972/1986) e Co-autor do Guia de Orientação para as Melhores Práticas para o Conselho Fiscal - 2005 e para o Comitê de Auditoria - 2009, emitidos pelo IBGC.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Juenemann trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Juenemann é membro do Comitê de Auditoria e Riscos da Companhia. O Sr. João não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Juenemann declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Jorge Roberto Manoel:

Formação: O Sr. Jorge concluiu graduação em Administração de Empresa pelo Instituto de Ensino Superior; Bacharelado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais; MBA em Tecnologia e Inovação pela Universidade de São Paulo e; Mestrado Profissional em Governança Corporativa pela Laureate (FMU).

Experiência profissional: O Sr. Jorge atuou como Sócio Líder da PwC Brasil e América do Sul até junho de 2016; possui experiência em Conselhos, Comitês e Comissões Especiais, sendo Conselheiro Certificado pelo IBGC e atual coordenador da Comissão de Finanças e Contabilidade do Instituto, tendo atuado como Conselheiro de Administração da Caixa Econômica Federal (CEF); membro da Comissão Independente de Investigação da BRF; membro do Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças da Natura & Co; Membro do Comitê de Auditoria da SulAmérica Seguros S.A.; Coordenador do Comitê de Auditoria da PREVI; Consultoria Empresarial Via Varejo. Destacam-se também as atividades sociais e institucionais, em caráter pró-bono, na qualidade de membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Auditores Independentes; membro do Conselho Fiscal/Conselho Deliberativo da United Way Brasil; membro do Conselho de Vogais da Fundação de Apoio Comitê de Pronunciamentos Contábeis; membro do Conselho Fiscal do Instituto Natura e; membro do Conselho Fiscal da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.
Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Jorge trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.

Declaração de eventuais condenações: O Sr. Jorge não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Jorge declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Ivan Luiz Modesto Schara:

Formação: O Sr. Ivan concluiu graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1990; MBA em Administração de Negócios em 1998, Governança Corporativa em 2001 e Mestrado em Administração em 2007, todos pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; MBA em Finanças Corporativas e Direito Societário pela Fundação Getúlio Vargas em 2000.

Experiência profissional: O Sr. Ivan é Funcionário da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI, onde atua desde 2009 como o Executivo responsável pela Administração das Participações Imobiliárias, e, previamente (1998 a 2009), como Gerente de Equipe e Analista responsável pelo acompanhamento de participações mobiliárias. Foi Diretor Estatutário das SPEs LITEL S/A e LITELA S/A (Controladoras da VALE). Funcionário do Banco do Brasil no período de 1986 a 1998, com atuação em Agências; CACEX (Carteira de Comércio Exterior); Centro de Processamento de Dados (Gestor de Equipe) e Direção Geral (Analista de Organização Sistemas e Métodos). Membro do Comitê Financeiro, Riscos e Contingências da Paranapanema desde 2018; Presidente do Conselho de Administração da Sauipe S/A de 2009 a 2017; Membro do Comitê Financeiro da Vale S/A de 2005 a 2009; Membro Suplente do Conselho de Administração da Vale S/A desde abril/2019 e no período de 2003 a 2005; Membro do Conselho de Administração da Valepar S/A de 2001 a 2005 e 2007 a 2009; Membro do Conselho de Administração da Litela Participações S/A e Litel Participações S/A de 2003 a 2009; Membro do Conselho de Administração da Paranapanema S/A de 2001 a 2006; Membro do Conselho de Administração da Usiminas S/A de 2000 a 2002; Conselheiro do IGMI-C (Índice Geral do Mercado Imobiliário - Comercial) da FGV/SP (Fundação Getúlio Vargas) de 2013 a 2018; Coordenador da Comissão de Investimentos Imobiliários da ABRAPP (Associação Brasileira de Previdência Privada) de 2016 a 2017.

Declaração de eventuais condenações: O Sr. Ivan não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Ivan declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Jaime Luiz Kalsing:

Formação: Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, concluído em 31.08.2005. Especialização em Corporate Finance pelo IE Business School - Colegio de Dirección, en Madrid, España, concluído em 31.05.2001. Aperfeiçoamento em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUG, concluído em 31.08.1998. Pós-graduado em Formação Geral de Altos Executivos pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, concluído em 31.12.1996. Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, concluído em 30.06.1993. Pós-graduado em Administração Financeira pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 30.06.1985. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas de Santo Angelo, concluído em 31.12.1981. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas de Santo Angelo - FISA, concluído em 31.12.1979.

Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde abril de 2017; Membro Estatutário do Comitê de Auditoria de Icatu Seguros S.A. de 2017 a 2018; Conselheiro Fiscal na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA/Neoenergia, de 2016 a 2017; Professor MBA Gestão de Seguros e Resseguro na Escola Superior Nacional de Seguros, de 2008 a 2019; Conselheiro Fiscal da HRT Participações em Petróleo S.A., em 2013; Conselheiro Fiscal da Suzano Papel e Celulose S.A., de 2010 até 2013; Conselheiro Fiscal da Companhia Souza Cruz S.A. de 2009 a 2010; Diretor Presidente da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 2006 a 2008; Diretor Presidente da Brasilsaúde Companhia de Seguros de 2003 a 2006; Director General de Banco do Brasil en España de 2000 a 2002; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Rio Operações Portuárias S.A. de 1998 a 2000; Presidente do Conselho de Administração de Multi-Car Terminal de Veículos S.A. de 1998 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Brasil Veículos Companhia de Seguros de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da BrasilSeg Participações S.A. de 1999 a 2000; Membro Suplente do Conselho de Administração da Companhia de Seguros Aliança do Brasil de 1999 a 2000; Superintendente Executivo da Diretoria de Distribuição do Banco do Brasil em 1999; Superintendente Estadual do Banco do Brasil de 1996 a 1998.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Jaime trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Jaime não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Jaime declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Comitê de Governança e Gestão de Pessoas

Membros do Comitê de Governança e Gestão de Pessoas
Nome Cargo Prazo do Mandato
Cláudia Silva Araújo de Azeredo Santos Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
José Gustavo de Souza Costa Coordenador do Comitê 30 de junho de 2021
Paula Regina Goto Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Eduardo José Dale Craddock Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Gabriel Stoliar Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021

Cláudia Silva Araújo de Azeredo Santos: Informações no quadro do Conselho de Administração

José Gustavo de Souza Costa:

Formação: Graduado em Economia pela Universidade Estadual da Guanabara, concluído em 1969.

Experiência profissional: Membro do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Sócio Proprietário da Bn61 Participações Ltda.. Membro do Conselho Técnico e Econômico da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC desde 2016. Membro do Conselho de Administração da CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. de 2015 a 2017. Presidente da AUX Colômbia e CCX Carvão de Colômbia de 2011 a 2013. Presidente da Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A. de 2005 a 2011. Presidente do Conselho de Administração da SuperVia de 1998 a 2004. Membro do Conselho de Administração da Enersul S.A. de 1997 a 2000; Membro do Conselho de Administração da Eletrobras S.A. de 1994 a 2000; Membro do Conselho de Administração da Escelsa S.A. de 1994 a 2000.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. José Gustavo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. José Gustavo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. José Gustavo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Paula Regina Goto: Informações no quadro do Conselho de Administração.

Gabriel Stoliar: Informações no quadro do Conselho de Administração.

Eduardo José Dale Craddock:

Formação: O Sr. Eduardo concluiu graduação em Engenharia de Operações - Construção de Estradas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1968; FGV - Elaboração e Análise de Projetos; E.E.-UFRJ - Introdução Geral à Engenharia Naval; BNDES (Cursos Internos) - Imersão em Finanças; Contabilidade Bancária; Engenharia Financeira; Programa Especial de Finanças Públicas.

Experiência Profissional: O Sr. Eduardo conduziu estudos de negócios, de viabilidade de empreendimentos, contratação operações FINAME, captação de linhas de financiamento, obtenção de Prioridades FMM e assessoramento administrativo/financeiro pela empresa CONFIN - Assessoria e Representação S/C Ltda. de 2002 a 2018. Trabalhou para a implantação, participando de políticas de governança, gestão de pessoas e controle de qualidade, e como Gerente de Planejamento do EASA - Estaleiros Amazônia S.A. de 2011 a 2017. Foi responsável por orçamentos, projetos de viabilidade e obtenção de financiamentos pela empresa Metroeuropa Engenharia e Construções entre 2010 e 2012 (em Luanda/Angola). Atuou como Engenheiro e Consultor da empresa Interocean Engenharia e Ship Management Ltda. de 2009 a 2012. Em 2007 trabalhou na Agência XXI Meio-Ambiente e Cultura, conduzindo projetos de desenvolvimento sustentável para a empresa VALE e implantação de associações municipais de desenvolvimento integrado. De 2005 a 2008 trabalhou no INBRAPA - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa da Administração Pública, conduzindo projetos de gestão municipal BNDES/PMAT. Em 2005 atuou como assessor e Secretário de Planejamento na Prefeitura Municipal de Vassouras. De 2000 a 2002 trabalhou pela empresa H.J.Rodrigues Melo Ltda. na coordenação da pavimentação da RJ-131,em Vassouras/RJ. Participou da implantação e atuou como Sócio e Diretor Superintendente da empresa Navegação Guaíba Ltda. de 1992 a 1997. Entre 1991 e 1997 trabalhou na empresa Hernave Marítima Ltda., participando da implantação da HERMASA Navegação da Amazônia S.A. em associação com o Grupo MAGGI. Entre 1991 e 2000 trabalhou em estudos de novos negócios, viabilidade físico-financeira e obtenção de linhas de financiamentos pela empresa CMF - Assessoria Financeira Ltda.. Atuou como assessor de Diretoria e Gerência Operacional do BNDES entre 1983 e 1990, na Área de Infraestrutura.

Nenhuma das citadas empresas, nas quais o Sr. Eduardo trabalhou nos últimos 5 anos, integra o mesmo grupo econômico da Tupy ou é controlada por acionista da Tupy que detém participação igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário de emissão da Tupy.
Declaração de eventuais condenações: O Sr. Eduardo não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.
O Sr. Eduardo declara que não é considerado uma Pessoa Exposta Politicamente, nos termos da regulamentação aplicável, uma vez que não desempenha, nem desempenhou, nos últimos 5 anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiros, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

Comitê de Estratégia e Inovação

Membros do Comitê de Estratégia
Nome Cargo Prazo do Mandato
Ricardo Doria Durazzo Coordenador do Comitê 30 de junho de 2021
Ricardo Antonio Weiss Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Gabriel Stoliar Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Jaime Luiz Kalsing Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
José Rubens de La Rosa Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021
Gueitiro Matsuo Genso Membro do Comitê (Efetivo) 30 de junho de 2021

Ricardo Doria Durazzo: Informações no quadro do Conselho de Administração.

Ricardo Antonio Weiss: Informações no quadro do Conselho de Administração.

Gabriel Stoliar: Informações no quadro do Conselho de Administração.

Jaime Luiz Kalsing: Informações no quadro do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário.

José Rubens de La Rosa: Informações no quadro do Conselho de Administração.

Gueitiro Matsuo Genso:

Formação: MBA em Formação Geral Básica para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-PR), concluído em agosto de 1998, e em Agronegócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), concluído em junho de 2002. Graduou-se em Administração pela Faculdade Sociedade Paranaense de Ensino e Informática (SPEI) em agosto de 2002.

Experiência profissional: Presidente do Conselho de Administração da Tupy desde maio de 2019. Presidente do Conselho de Administração da VALE S.A. de 2015 a abril de 2019, atuando como Presidente a partir de 2016. Presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - PREVI de 2015 até 2018. No Banco do Brasil S.A. atuou nos cargos de Diretor de Clientes Pessoas Físicas, Diretor de Crédito Imobiliário, Diretor de Empréstimos e Diretor de Produtos (Banco Nossa Caixa) e, de julho de 2018 a dezembro de 2018, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Distribuição de Varejo e Gestão de Pessoas. Conselheiro Titular da empresa Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. - INVEPAR de 2015 a 2017. Conselheiro titular da empresa BB Mapfre SH1 Participações S.A. desde 2011. Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Aliança do Brasil desde 2010. Vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário - ABECIP desde 2010.

Declaração de eventuais condenações: a Sra. Gueitiro não sofreu, nos últimos cinco anos, qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM, ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Última Atualização em 5 de Maio de 2021

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